Dados para que te quero?
Nos primórdios da TI (Tecnologia da Informação), as poucas empresas que podiam utilizar-se dela, a tinha apenas como um apoio aos processos empresariais, entretanto, nos dias atuais o mercado de TI tem revolucionado o mundo à nossa volta, transformando a forma como trabalhamos, nos comunicamos e vivemos.
Atualmente chegamos em um ponto em que petabytes de informações são geradas diariamente por gigantes da indústria de tecnologia, como o próprio Google. Para tanta informação é necessário de muita organização, ferramentas apropriadas para tratar tantos dados e realizar suas respectivas análises.
Em meio a todo esse volume de dados, surgem demandas que já são imprescindíveis não somente aos grandes negócios, mas também às pequenas e médias empresas.
Vale lembrar que para armazenar tanta informação, as empresas usam seus bancos de dados. Neste ponto faremos distinção entre os principais termos que envolvem esse universo de dados e para que serve cada um deles. Confira a seguir:
Data Warehouse
O termo DW (Data Warehouse), originado do inglês, significa armazém de dados. Enquanto um banco de dados tradicional armazena dados de forma que não haja redundância, o DW armazena os dados de forma desnormalizada, ou seja, não importa se há redundância e sim se os dados estão agrupados de maneira que facilite sua busca.
Business Intelligence (BI)
O BI (Business Intelligence), ou Inteligência de Negócios, é uma técnica para auxiliar o gestor do planejamento estratégico. É uma forma de coletar e analisar um conjunto amplo de dados de uma empresa para entender a sua performance e, a partir daí, planejar seu futuro de forma mais eficiente.
Essa técnica se utiliza por exemplo do DW, citado anteriormente, e apresenta métricas estabelecidas e planilhas relativamente complexas. Ela permite identificar os acertos e eventuais erros para corroborar com as próximas decisões. É aqui que o BA (Business Analytics) ganha espaço.
Business Analytics (BA)
O termo BA (Business Analytics), ou Análise de dados, cada vez mais ganha espaço dentro das empresas. Esse tipo de análise é mais eficiente, permitindo ir mais a fundo na compreensão dos dados, além dos fatos facilmente visíveis.
Esta técnica permite apresentar o que aconteceu, como aconteceu e quando aconteceu, o Business Analytics ajuda a responder questões relativas às razões pelas quais determinados acontecimentos ocorreram.
Tal qual o BI, o BA utiliza-se da tecnologia e estatística para a interpretação e tradução das informações, contudo permite uma investigação mais aprofundada e contínua do negócio.
Big Data
Big Data é um conceito mais amplo, com uma abrangência que envolve todos os termos citados anteriormente e muitos outros. Este é um termo que define um grande volume de dados, tanto estruturados quanto não estruturados.
Dentro deste conceito, não há uma regra em relação às ferramentas utilizadas, pois elas são as mais diversas, como bancos de dados, DW, BI, BA, linguagens de programação, estatística, planilhas eletrônicas, gráficos, dentre outras.
O Big Data pode ser analisado para obter insights que levam a decisões melhores e ações estratégicas do negócio.
Cientista de Dados
O cientista de dados é uma nova geração de especialista analítico. Esse tipo de profissional possui habilidades técnicas para resolver problemas complexos e prever problemas futuros com base em suas análises.
Esses profissionais são parte cientistas da computação, parte matemáticos, e parte observadores de tendência. E como transitam entre os mundos dos negócios e da TI, são muito procurados e bem-remunerados.
Os cientistas de dados geram um valor inestimável para as empresas, afinal de contas, decisões mais assertivas são tomadas e as empresas têm percebido que um de seus bens que geram maior valor é sua massa de dados.
Conclusão
Com tantos termos surgindo, novas demandas, tecnologias emergentes, habilidades exigidas e até mesmo novas profissões, é impossível negar a relevância desse universo de dados dentro das empresas.
Fato é, que em meio à concorrência os mais antenados saem em disparada e alcançam as melhores posições no mercado de trabalho.
Ao tratar os dados como o “petróleo” do seu negócio, consequentemente os clientes serão melhor atendidos, a empresa terá vantagens competitivas por estar melhor direcionada e os lucros serão certos.
Para você que almeja se beneficiar de todas as possibilidades que essas tecnologias podem te oferecer, existem soluções que se adequam ao seu negócio, sendo que muitas delas são inviáveis pelo alto custo e manutenção.
Entretanto somos especialistas nesse tipo de solução, com o mínimo de esforço e investimento baixíssimo você pode obter uma visão clara e controle total de seu negócio.
Experimente o SAP Business One, a solução mais completa em software de gestão, disponível no mercado para pequenas e médias empresas e presente em mais de 120 países.
Faça seu Teste Grátis ou Agende uma Demonstração!
Ps.: Não esqueça de deixar seus comentários e sugestões, eles são muito importantes para nós!
Deixe uma resposta