5 Dicas para criar Oportunidades de Vendas

A jornada por busca de oportunidades de vendas é incansável. As empresas, e mais especificamente as equipes de vendas, estão sempre em busca de bons negócios a serem fechados com seus parceiros de negócio.

Impreterivelmente, há uma constante prospecção de clientes nos mais diversos tipos de mercado. Alguns optam por explorar a fundo determinado nicho de mercado, outros, buscam frequentemente por mercados emergentes, enquanto há aqueles que nem sequer há métodos de captação de clientes, simplesmente atiram para todos os lados.

Pensando nessas situações no cenário atual, preparamos 5 dicas essenciais para que você possa criar oportunidades de vendas:

Concorrência

Talvez sua empresa nunca tenha analisado a concorrência, pelo fato de se preocupar simplesmente em produzir ou prestar serviços de qualidade para o mercado.

Mas saiba que prestar serviços ou produzir com qualidade nem sempre é o suficiente.

Se não houver demanda, você pode ter o melhor produto do mundo que será difícil vender.

À partir deste entendimento, observa-se a necessidade de análise dos concorrentes.

Como já dizia um antigo provérbio chinês, “Os sábios aprendem com os erros dos outros…”.

Ao analisar a concorrência, você pode identificar o que está vendendo mais, e o que há de errado com a venda deles.

Isso te ajuda a tomar decisões mais assertivas e acompanhar as tendências de mercado.

Eventos

Esteja antenado no seu mercado de atuação. É de suma importância que esteja acompanhando constantemente as tendências e novidades.

Participe de palestras, workshops, treinamentos, webinários, screencasts, leia artigos, blogs, assine newsletter, participe de fóruns de discussão, siga pessoas que são referências na sua área em redes sociais, interaja.

Desta forma estará sempre apto a perceber oportunidades de vendas, para que lado seu mercado caminha, o que eles esperam de você, e como pode aumentar sua carteira de clientes oferecendo produtos e serviços que os atenda da melhor forma possível.

Planejador de Palavras Chave

O Planejador de Palavras Chave do Google, é uma ferramenta do Google Ads em que você pode acessar gratuitamente e analisar quais são as palavras chave mais buscadas da internet.

Ao utilizar o Planejador, você pode identificar quais são as palavras que estão em alta no principal buscador do mundo e observar quais rumos o mercado está tomando.

Você pode fazer uso de filtros e visualizar os resultados por período, por exemplo, para restringir suas buscas de palavras amplamente relacionadas para palavras intimamente relacionadas à sua busca.

À partir do momento em que se identifica quais são as tendências de busca por produtos relacionados a sua área de atuação, você pode, por exemplo, direcionar campanhas de marketing e sua produção industrial para acompanhar o ritmo e tendências de mercado.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo está em alta. Esta é uma forma que empresas dos mais diversos segmentos estão utilizando para gerar novas oportunidades de venda.

Essa é uma forma de gerar conteúdo relevante para sua audiência, onde você oferece soluções para problemas que eles possuem de graça.

Mas como assim? Vou gerar conteúdo que agregue valor para possíveis clientes sem cobrar nada por isso? Exatamente! É à partir dessa forma de fazer marketing que você pode estreitar seus laços de relacionamento com clientes e clientes em potencial.

Então você pode estar pensando, mas como vou descobrir que tipo de conteúdo preciso gerar? Utilizando o Planejador de Palavras Chave citado anteriormente. Dessa forma você aumentará sua credibilidade frente aos seus prospectos e gerará oportunidades de vendas.

Software

Uma dica importantíssima é que sua empresa tenha um software que te conecte aos seus clientes, fornecedores e prestadores de serviço, pois isso faz um diferencial imensurável.

Ele fornece uma fonte importantíssima de clientes já cadastrados em sua base de dados para oferecer novos tipos de produtos ou serviços, e mantém seu relacionamento aquecido.

O SAP Business One permite integrações com sistemas externos, automatização de compras de mercadorias quando elas atingem um limite mínimo em estoque, ou ainda, realiza compras automáticas somente se pedidos de compras forem emitidos por parte de seus clientes.

Existem inúmeras funcionalidades e benefícios que esse software pode proporcionar. Ele oferece uma verdadeira transformação digital ao seu negócio, automatiza processos, otimiza o tempo, economiza recursos e gera oportunidades de vendas à partir dos dados nele contidos.

Conclusão

As dicas citadas neste artigo apresentam formas de se criar oportunidades de vendas a custos baixos, ou até mesmo, custo zero. Não se restrinja a apenas essas dicas. Existem infinitas possibilidades, basta exercitar a criatividade.

Não obstante, após tantos anos de mercado, temos aprendido com nossos clientes e essas são as dicas que sobressaíram ao observarmos o sucesso de cada um deles.

Nós, como uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software, temos observado que o primeiro passo para criação de oportunidades de vendas é analisar os dados coletados de uma empresa.

E nada melhor do que usar a solução mais completa em software de gestão, disponível no mercado para pequenas e médias empresas e presente em mais de 120 países.

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Ps.: Não esqueça de deixar seus comentários e sugestões, eles são muito importantes para nós!

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