Força de Vendas – A escolha certa!
Atualmente, os desafios das distribuidoras são os mais diversos, pois elas precisam lidar com inúmeros detalhes para se manterem operantes e garantir sua margem de lucro.
Como se já não bastasse precisar pesquisar por preços acessíveis de produtos, melhores parcerias, logística, prazos de pagamento, recebimento e tantos outros aspectos, as distribuidoras ainda precisam se atentar aos pormenores do processo de vendas, pois esse é um dos pilares para seu bom funcionamento.
Quando se trata do processo de vendas, as variáveis as quais as distribuidoras precisam se ater são absurdamente maiores. Esse processo envolve uma logística inteligente, vendedores qualificados, ferramentas adequadas para realização de pedidos, dentre outros.
Apesar de tantos aspectos envolvidos no processo de funcionamento de uma distribuidora, quero destrinchar um assunto no qual as pessoas tendem a dar menos importância, talvez por não conhecerem sua real relevância, mas que no final das contas determina importantes margens de lucro e faz toda a diferença.
Você sabe o que é Força de Vendas? Este é o termo utilizado para definir o aplicativo utilizado pelos vendedores de distribuidoras.
Este aplicativo é de suma importância para a sobrevivência das distribuidoras. A seguir são apresentadas as principais características para que você escolha o aplicativo de Força de Vendas mais adequado à realidade da sua distribuidora e que torne sua margem de lucro garantida.
Trabalha Offline
Uma grande parte dos vendedores dependem exclusivamente de seus aparelhos móveis para efetuarem suas vendas.
Todos sabemos que as empresas brasileiras, infelizmente, não podem depender única e exclusivamente das redes de telefonia, principalmente por conta da falta de infraestrutura em diversas regiões do país.
Por esse motivo há a necessidade de que o aplicativo de Força de Vendas trabalhe em modo offline, permitindo que o vendedor desenvolva seu trabalho sem a preocupação de ter acesso a rede durante todo o seu processo de vendas.
Uma dificuldade enfrentada por diversas distribuidoras, é o atraso na entrega dos pedidos de vendedores para a central. Em algumas situações, os pedidos chegam em um momento onde os custos para entregar seus produtos já subiram, simplesmente por atrasar o processo de carregamento dos caminhões e, consequentemente, não chegarem à tempo no cliente, gerando uma re-entrega.
Para isso, é importante que o aplicativo de Força de Vendas, além de possibilitar que o vendedor trabalhe offline, garanta que ao se conectar com a internet, esses pedidos sejam sincronizados.
Controle de inadimplentes
Outra importante característica do aplicativo de Força de Vendas, é que ele possibilite a identificação de clientes inadimplentes e que permita, por meio de configuração, o bloqueio na criação de novos pedidos para eles.
Afinal de contas, as distribuidoras não podem sair no prejuízo ao vender para quem ainda não acertou suas últimas contas.
Flexibilidade na negociação com o cliente
Essa talvez seja a principal característica de um aplicativo de Força de Vendas.
Qual distribuidora nunca passou pela situação em que o vendedor fecha uma venda, porém, os valores dos produtos vendidos foram negociados abaixo do permitido pela distribuidora, fazendo com que toda possibilidade de lucro seja perdida, e então a distribuidora precisa fazer a entrega para não perder o cliente e garantir sua integridade frente ao mercado?
O aplicativo de Força de Vendas ideal supre essa necessidade, ao permitir que a empresa defina políticas de preço distintas, como regras de preço mínimo por segmento de cliente, promoções à partir de uma quantidade mínima de produtos, acúmulo de verbas, enfim, tudo isso para não permitir que os vendedores retirem toda a margem de lucro da empresa.
Controle de Margem de Lucro Mínima
Todos os tópicos apresentados anteriormente corroboram para uma coisa, a garantia da margem de lucro. O aplicativo precisa possibilitar o fechamento da venda com uma margem mínima, que é uma outra política de preço.
Mas você já passou pela experiência de fazer um pedido com todos os produtos com preço mínimo?
Para evitar isso, o aplicativo precisa te possibilitar informar, mesmo trabalhando com preços mínimos de produto, uma margem mínima autorizada para o pedido como um todo.
Sem a lucratividade garantida, não há razão para sua empresa existir. Por isso, fique atento a cada uma das características que o aplicativo de Força de Vendas oferece e escolha a melhor opção para a realidade do seu negócio.
Conclusão
Um bom aplicativo de Força de Vendas precisa entregar cada uma das características citadas neste artigo. Sem alguma dessas funcionalidades, sua margem de lucro pode ir por água abaixo e seu negócio perde a razão de existir.
Após tantos anos de experiência no mercado de consultoria e desenvolvimento de software, mais especificamente para distribuidoras de bebidas e alimentos, desenvolvemos o aplicativo de Força de Vendas que abrange cada uma dessas características.
“O aplicativo ajudou minha equipe de vendas a estar sempre atualizada sobre a disponibilidade de produtos para os pedidos”.
Sr. Ailton Rodrigues
Diretor
“O Univendas ajudou a diminuir a quantidade de envolvidos no processo, promovendo uma queda considerável em erros no pedido”.
Sr. Jorge Costa
Diretor
Atualmente cria mais de 1500 pedidos por dia, mais de 20 milhões por mês, atendendo a mais de 200 clientes.
Conheça o Univendas, o aplicativo de Força de Vendas mais completo do mercado e ideal para o seu negócio!
Deixe uma resposta