5 dicas para suas Campanhas de Marketing
Existem 2 possibilidades nas quais sua empresa pode se encontrar:
Sua empresa tem processos bem definidos, clientes o suficiente para mantê-la operante e por conta desse bom fluxo de funcionamento as campanhas de marketing são ignoradas, afinal de contas, por mais que a empresa feche o fluxo de caixa mensal com equilíbrio ou no positivo, por que investir em marketing se as coisas vão bem?
A segunda possibilidade é que, por mais que sua empresa tenham processos internos bem definidos, ela depende de um esforço demasiado para que vendas ocorram, e nem sempre o caixa feche no positivo ao encerrar o mês. Mas ainda assim, talvez não invista o suficiente em campanhas de marketing.
Talvez você esteja pensando que a segunda empresa é a que mais precisa de investimento em campanhas de marketing. Talvez. Mas a verdade é que ambas precisam investir, pois quando as coisas vão mal as empresas precisam vender, e quando vão bem, nada impede que sua carteira de clientes seja expandida.
Para realizar um bom Plano de Marketing, tudo o que precisamos é de um bom planejamento e execução de alguns passos simples.
A seguir, quero te apresentar 5 dicas para criar campanhas de marketing mais assertivas para alavancar seu negócio, aumentando sua carteira de clientes ou tirando sua empresa do vermelho. Mas é de suma importância que todos os passos sejam executados sequencialmente, pois tão importante quanto executar é seguir a sequência de execução:
Pesquisa sobre sua empresa
Primeiramente você precisa reunir o máximo de dados sobre à sua empresa. Esses dados são referentes à média de vendas mensais, quantidade de clientes, margem de contribuição, despesas fixas e variáveis, quantidade de produtos em estoque, produtos ou serviços mais vendidos, sugestões de melhorias. Enfim, reúna tudo o que puder, pois essa é a base para que as dicas subsequentes obtenham êxito.
Diagnóstico
Com a pesquisa em mãos é possível diagnosticar a situação em que a empresa se encontra e averiguar o que pode ser melhorado. É importante questionarmos os dados levantados pela pesquisa e analisarmos por exemplo:
- Qual tem sido o desempenho de vendas ao longo dos meses e o que pode ser feito para que essas vendas sejam aumentadas?
- Quantos clientes em média atendo e como posso aumentar esse número?
- Quais são os produtos nos quais incidem mais impostos e o que pode ser feito para deduzir?
- Quais são os principais custos e como podem ser reduzidos?
- Quais produtos precisam de maior esforço de venda e será realmente necessário mantê-los em estoque?
- Quais são os produtos e serviços mais vendidos e como posso aumentar sua visibilidade no mercado?
- Quais são as principais sugestões de melhorias e como saná-las?
Todos esses exemplos de questionamentos são feitos e devem ser respondidos para que sua empresa reduza os custos, melhore o atendimento e possa investir em campanhas de marketing para alavancar seu negócio. Vale ressaltar que esses são apenas exemplos, mas você precisa identificar e diagnosticar em quais pontos sua empresa pode melhorar para realizar campanhas de marketing mais assertivas.
Defina metas e objetivos
À partir do instante em que tem os diagnósticos, você já sabe o que precisa e o que pode melhorar. Só então pode partir para o estabelecimento de metas e objetivos.
Você precisa definir o que almeja alcançar com as campanhas de marketing. Talvez esteja em busca de fidelizar mais clientes, aumentar a quantidade de vendas, melhorar a visibilidade de sua empresa. Enfim, é importante saber onde deseja chegar para que as campanhas de marketing alcancem maior efetividade.
Escolha seus canais de comunicação
Uma das dicas mais relevantes para veicular campanhas de marketing, é saber em quais canais de comunicação seu público alvo se encontra, ou onde ele mais interage expondo suas opiniões de maneira colaborativa.
Essas campanhas podem ser realizadas por intermédio de banners, outdoors, tv, rádio, redes sociais, sites de buscas, e-mail marketing, publicidade on-line ou off-line, dentre tantas outras possibilidades. Mas independente do canal pelo qual a campanha seja veiculada, é necessário saber onde seu público se encontra para atingi-lo apresentando seu produto ou serviço.
Monitoramento e melhorias do seu plano
Após a veiculação das campanhas de marketing, basta monitorar os resultados. Se feita de forma digital, a campanha pode ser acompanhada por sites como Google Ads ou Facebook Ads, em que podem ser analisadas as métricas, indicando a quantidade de impressões clicks e interações. Caso tenha sido feita de forma off-line, dentro de poucos dias, ou talvez semanas, pode-se comparar os dados atuais com os dados passados e verificar onde houveram melhorias, ou até mesmo se a campanha não foi efetiva o suficiente e há necessidade de ajustes para as próximas.
Conclusão
Nos dias atuais, as campanhas de marketing não podem ser desprezadas, pois são de suma importância para a sobrevivência e crescimento da sua empresa.
Vale lembrar que uma campanha bem elaborada e executada pode gerar resultados extremamente positivos, podendo até dobrar seu retorno financeiro ou carteira de clientes.
Todas essas dicas partem da premissa de que a empresa reúna os dados que ela possui e inicie pela pesquisa. Portanto, nada melhor que obter esses dados de forma rápida e organizada.
Para isso use um software de gestão, onde você possa organizar todos os dados, não somente para trabalhar em campanhas de marketing, mas para gerir cada um dos processos de sua empresa.
Dentre todas essas dicas valiosíssimas, deixo a última e mais importante.
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