BI para Pequenas e Médias empresas
Grandes empresas não são as únicas a usar funções analíticas para seu aprimoramento. Pequenas e médias empresas também estão usando estas funções para aprimorar e aproveitar o dinâmico ambiente de negócios, de forma à melhorar a compreensão das operações do negócio, analisar o ambiente externo e identificar ações mais assertivas.
Atualmente, para a maioria das pequenas e médias empresas, funções analíticas não são uma prioridade. Somente 1/4 das pequenas empresas e 1/3 das médias empresas declararam que as funções analíticas são uma área de investimento essencial nas empresas para uma recente pesquisa IDC. Entretanto mais da metade das empresas estão prestando mais atenção na coordenação e otimização das operações básicas de negócio em resposta à alta competitividade do mercado, como a transformação digital.
As pequenas e médias empresas devem estar mais focadas nos recursos de funções analíticas, como BI, junto com outros softwares como e-commerce, ERP,s (Enterprise Resource Planning). Todas essas ferramentas estão direcionadas para trazer melhoria e eficiência ao negócio.
Os benefícios de BI não são relativos somente ao presente da empresa, mas também ao seu futuro. À medida que as empresas crescem, existe o risco de perpetuar processos de negócios sem uma revisão crítica do que é essencial. “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito”. Os atuais recursos de BI ajudam a aprimorar a tomada de decisão e deixar as abordagens tradicionais para traz.
CONSCIÊNCIA SOBRE BI NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
À medida que a empresa se desenvolve, é visível sua transformação digital e uso de funções analíticas empresariais de BI. Cerca de 30% das empresas estão buscando esta transformação. O número crescente de pequenas e médias empresas que buscam esta transformação dará a elas vantagens competitivas em relação às empresas que não buscam esta inovação.
Tendo em mente esta ideia de adaptação, funções analíticas empresariais e BI poderão informar sobre quase todos os aspectos de suas operações, que na maioria dos casos, começa pela medição de desempenho e análise financeira. Relatórios regulares sobre vendas, custos, e lucros são essenciais para avaliar o negócio e, de fato, as empresas não podem operar por muito tempo sem essa visão geral.
MELHORES PRÁTICAS E FUNÇÕES ANALÍTICAS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
O ritmo com que as empresas se adaptam ao uso de funções analíticas varia de acordo com o tipo de empresa, mas o processo possui ao menos três etapas básicas:
– Identificar o principal medidor de desempenho do seu negócio;
– Coletar e organizar as informações que são usadas na avaliação de desempenho;
– Analisar os dados coletados com o objetivo de otimizar e melhorar o desempenho do negócio.
Embora recursos de funções analíticas sejam caros e complicados, a atual geração de softwares de BI foi projetada para atender as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), ajudando a eliminar as lacunas de aprendizado e beneficiando-as.
Uma das características principais desses softwares atuais é fornecer ferramentas diretamente ao usuário final, possibilitando ao usuário agir de forma imediata diante daquela informação que o software trouxe até ele. Oferecendo insights inestimáveis para a tomada de decisão.
O acesso às informações de forma descentralizada também traz vantagens aos negócios. Não só todos os usuários terão acesso às mesmas versões de software, como poderão também monitorar ações de forma que a administração possa analisar quais informações são mais relevantes. Isso possibilita enxergar onde os investimentos serão mais úteis para a empresa.
O processo de aprendizagem será motivador para alguns, mas frustrante para outros, principalmente para aqueles acostumados às formas tradicionais do passado. Empresas capazes de alimentar uma cultura de inovação e flexibilidade estarão em melhor posição para prosperar com as mudanças da economia digital.
Deixe uma resposta