Como ter um bom controle de custos

Qualquer empresa que busca ter mais controle de suas despesas e adotar boas práticas no controle de gestão pode começar pelo controle de custos. Uma boa gestão de custos é o início do sucesso financeiro.

É essencial que o empreendedor conheça seu negócio e não deixe na mão de outras pessoas a responsabilidade de uma boa gestão. Ter este controle ajuda na avaliação e monitoramento do negócio e pode ser extremamente importante para tomada de decisão, como por exemplo, cortar gastos internos ou abrir uma nova filial.

Ter um bom controle de custos é fundamental para saber, por exemplo, se seu produto ou serviço está sendo ofertado com o preço correto que condiz com a realidade da empresa, evitando dessa forma prejudicar a margem de lucro e afetar o andamento geral do negócio.

Para um controle de custos básico, uma planilha pode ajudar. Qualquer software que facilite a visualização desses números é fortemente recomendado. No entanto, caso seu negócio seja extremamente complexo, recomendamos o uso de softwares especializados em gestão, pois ele deverá automatizar determinados processos e facilitar a tomada de decisão.

Como avaliar os custos do meu negócio?

Antes de mais nada, é necessário diferenciar os custos entre “custos fixos” e “custos variáveis”.

Os custos fixos são aqueles que não se alteram independente do que foi produzido. Em outras palavras, são os custos que a empresa sempre terá para que ela continue funcionando, como aluguel, conta de luz, água.

Os custos variáveis correspondem a tudo o que é gasto para produzir ou comercializar o seu produto ou serviço, como por exemplo, a quantidade de matéria-prima comprada para produzir determinado produto, que pode variar de acordo com a demanda.

Essas definições podem ser fáceis, mas podem confundir até mesmo os gestores mais experientes, principalmente por conta da atual dinâmica de mercado, onde até o significado de “produto” e “serviço” pode variar de acordo com a empresa.

Tendo em mente essa diferença, você pode saber exatamente os custos que a sua empresa tem que se preocupar para continuar operacional e qual destes custos pode ser alterado.

O que é uma boa gestão de custos?

Como entendemos os tipos de custo, está na hora de colocar em prática alguns dos conhecimentos.

1 – Um erro básico para quem está iniciando é misturar os custos do negócio com a vida privada. Misturar esses cenários dará uma visão errada do negócio em relação a gastos e irá influenciar diretamente a sua tomada de decisão.

2 – Um bom controle de custo depende de disciplina. Se sua equipe tiver o hábito de analisar constantemente os resultado financeiros, detalhá-los e ser capaz de enxergar oportunidades para sua empresa continuar crescendo, seu negócio estará realizando um controle de qualidade.

3 – Identificar todos os gastos de sua empresa e entender a situação real da empresa. Quanto ela está gastando para produzir determinado produto ou qual o fluxo de caixa de determinado período. Desta forma seu negócio evita o prejuízo e pode fazer projeções mais assertivas.

4 – Fale com o seu contador. Ele irá ajudar a identificar os melhores caminhos para controlar os custos da sua empresa. Claro que ele só terá essa visão se todos os processos anteriores tiverem sido bem executados.

5 – Investir em um software de gestão poupa tempo e pode automatizar muitas tarefas que exigem dedicação e concentração o tempo todo.

Que tal então a adoção de um software de gestão?

O SAP Business One é um software de gestão completo para trazer mais transparência e controle para administrar os custos de sua empresa.

Conheça mais sobre o SAP Business One e tudo o que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *